29 de novembro de 2023
Nesta segunda-feira (9), Navegantes foi reconhecido como um dos melhores destinos sustentáveis do mundo durante a 9ª edição do concurso global TOP 100 Good Practice Stories, realizado pela organização holandesa Green Destinations e que tem como objetivo destacar e premiar as 100 histórias de boas práticas de turismo responsável no planeta. 
O município recebeu a certificação internacional por conta do projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, em que relata no case o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla. Um projeto que abrange educação ambiental, preservação do meio ambiente, permitindo que uma região central urbana coexista com o litoral de forma sustentável.
Navegantes foi uma das oito cidades brasileiras que receberam a certificação e uma das cinco representantes catarinenses. Além disso, o projeto navegantino ficou entre os 10 melhores do mundo na categoria "Natureza e Paisagem". 
Para o prefeito Liba Fronza, o reconhecimento "é muito importante para Navegantes, pois mostra a seriedade com que estamos tratando o desenvolvimento da cidade, com sustentabilidade e respeitando nosso principal ativo turístico, uma praia com restinga preservada". 
Para que Navegantes chegasse a esta conquista, foi necessário um trabalho árduo e coordenado por uma equipe formada pelas secretarias municipais de Turismo, Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Fundação Cultural, além da parceria com o Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local), iniciada em março deste ano. Agora com a certificação, há uma nova fase para eleger o top 3 de cada categoria, ou seja, mais uma etapa de trabalho para a equipe navegantina garantir mais um reconhecimento. A premiação acontecerá em março de 2024, em Berlim, na Alemanha.
A divulgação da lista das 100 melhores histórias foi transmitida pelo YouTube, em cerimônia ocorrida em Tallin, na Estônia. Você pode assistir pelo link https://www.youtube.com/watch?v=zcj1eDIDelw.